1
2
3
4
5
6
7
8
9


UNIÃO ESPÍRITA PAZ E CARIDADE

Araçatuba começou a ser povoada a partir de 1.908, com a construção da ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL. Naquela época, esta região era extremamente hostil: ”...os marcos que assinalavam as picadas, os caminhos e as passagens dos homens, eram toscas cruzes funerárias encravadas em montes de pedras” – “os empreiteiros tinham contratado, para lutar furiosamente contra a compacta floresta que cobria toda a região, milhares de operários, muitos dos quais tombaram vitimados pela malária ou pelos índios, quando não eram corroídos pela úlcera de Bauru*
Segundo informações que coletamos, os primeiros espíritas que desembarcaram em nossa cidade foram o Sr. Gedeão Fernandes de Miranda e Umberto Bergamaschi, ambos durante o ano de 1.914. Em 1.916, mudou-se para cá o sr. Ugolino Dall’Oca.
Conta o sr. Fabriciano Juncal* sobre Araçatuba em 1.914:...o patrimônio foi derrubado, administrado e vendido por Vicente Ribeiro Franco. Era pequeno e tinha poucos moradores.”

Tudo indica que os três confrades citados acima tenham sido os primeiros espíritas de nossa cidade. A partir daquela época foram se deslocando para cá outras famílias que forneceram líderes para o nascente movimento espírita.
No transcorrer de 1.920, o sr. Gedeão passou a realizar reuniões espíritas em sua residência, situada na rua Saldanha Marinho s/n., esquina com a rua Pereira Passos. Os estudos doutrinários giravam em torno de “O Livro dos Espíritos” e de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Sua mãe, Ana Maria de Jesus e seu irmão José Fernandes de Miranda atuavam como médiuns. O grupo familiar foi crescendo. Começaram a frequentar o seu vizinho, o sr. José Fernandes da Silva, d. Maria da Silva, João da Silva, Clementino Silva e Sebastião Pedro Moreira.

A reunião familiar do sr. Gedeão começou a receber muitos frequentadores e, vista disso, o sr. Sebastião Moreira sugeriu que fundassem um Centro Espírita. Assim, surgiu a primeira sociedade espírita em Araçatuba – A “União Espírita Paz e Caridade”, fundada em 21 de abril de 1.921. Sua primeira diretoria ficou assim composta: Presidente Gedeão Fernandes de Miranda, Vice-presidente José Fernandes de Miranda, Secretário José “Maximiliano”, Tesoureiro Clementino da Silva, Maria Júlia de Miranda, Maria Rita Baptista, João Pedro Baptista, Ephigênia Maria de Jesus e Anna Maria de Jesus.

Nos seus primeiros anos de existência a “União Espírita Paz e Caridade” realiza três reuniões semanais: Duas de estudo e uma mediúnica. Os livros eram adquiridos da FEB, pelo correio, e estudavam nas reuniões: “ O Livro dos Espíritos”. “O Livro dos Médiuns” e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
O Estatuto definitivo desta entidade data de 3 de outubro de 1.923 e foi impresso no ano de 1.925, na tipografia de “O Clarim” (em Matão), que era dirigida pelo incansável fundador Caibar Schutel. A União Espírita Paz e Caridade, desde sua fundação começou a funcionar em sede própria, à rua São José s/n., atual sede – rua Marcílio Dias n. 129 – foi adquirida em 30s de agosto de 1.939
Fabriciano Juncal, “A Verdadeira História de Araçatuba”, 1.974.


ABRIGO ISMAEL

Num dia festivo em comemoração ao natalício de Kardec, aos 3 de outubro de 1.941, foi inaugurado o “Abrigo Ismael”, departamento assistencial da “União Espírita Paz e Caridade”. Foi sua primeira diretora a sra. Maria Júlia de Miranda, esposa do sr. Gedeão (casados em nossa cidade em 3/7/1.922). Dentro da comemoração de inauguração do novo departamento e comemoração de 20 anos de existência da Entidade Pioneira, a preleção ficou sob a responsabilidade do jovem Ivan de Albuquerque que, naquele mesmo tempo, já vinha se dedicando com muito entusiasmo à causa espírita.

Livro “O ESPIRITISMO EM ARAÇATUBA”, Cap I, “Os Núcleos Pioneiros”, pág. 01 e 02, autor Antonio Cesar Perri de Carvalho.


Biografias:


Brasil Nogueira
Francisco Gratão
Francisco Martins Filho
Gedeão Fernandes de Miranda
José Sanches Gusman
Lauro Bittencourt
Ivan Santos Albuquerque
Jonas Camilo de Carvalho
Júlio Monteagudo Pinheiro
Lázara Máxima da Cunha
Pedro Perri
Orlando Abate

Clique para fazer o Download!

 

AJUDE O ABRIGO!

 

FAÇA A SUA PARTE!
A CARIDADE NÃO TEM IDADE!


Entre em contato conosco: Fone (18) 3623.3408
Whatsapp (18) 98828-0225
Rua Marcílio Dias, 129 CEP 16050-233 - Araçatuba, SP.
E-mail: uniaoespiritapazecaridade@gmail.com